Estilos de Karate

A ideia de autodesenvolvimento contínuo era uma tendência geral nas artes marciais japonesas no início do século XX, com grande foco na técnica. Esta ideia foi trazida por Jigoro Kano, inventor do judô e que também integrava o sistema educacional japonês. Funakoshi e outros mestres de karatê seguiram esta ideologia. – descreve Yiftach: – A ideia é fazer sempre melhor, aperfeiçoando seus movimentos e se superando a cada dia. Ao invés de vencer outra pessoa em uma luta, o objetivo é vencer a si mesmo, tentando ser melhor do que antes e nunca desistindo. Existe um grande valor nas competições e em ser um atleta profissional, mas ao atingir certa idade isto acaba. A parte mais legal das artes marciais tradicionais é que há sempre coisas novas para aprender, focar e entender. É uma jornada que nunca termina. Alguns caratecas, ao se aposentar das competições, decidem seguir este lado e continuar treinando, mas com o foco no autodesenvolvimento e não nas competições. O karatê te dá um leque de oportunidades e você pode fazer os dois.

1 – Goju-Ryu

O estilo Goju-Ryu combina força (Go) e flexibilidade (Ju). Aqui, são comuns técnicas de bloqueio para conquistar ataques rápidos e, consequentemente, mais potentes. Outro ponto característico deste estilo, fundado pelo Mestre Chojum Miyagi, é a respiração abdominal sonora (kokyu). O Goju-Ryu carrega até hoje a ideia do karatê mais tradicional como uma jornada perpétua de treinos em busca da perfeição.

 

2 – Shotokan-Ryu

Estilo mais comum no karatê competitivo, o Shotokan-Ryu - normalmente conhecido apenas por "Shotokan" também é o mais difundido no Brasil. Seu nome significa “Academia do Pinheiro”, em referência a um pseudônimo do seu mestre-fundador. No Shotokan, as técnicas são aplicadas de forma rápida e na longa distância, sendo muito efetivas para surpreender os adversários em contra-ataques. Entre os grandes expoentes deste estilo estão os nipo-brasileiros Yoshizo Machida, mestre do 8º Dan, e seu filho Lyoto, carateca que se sagrou campeão no UFC.

 

3 – Wado-Ryu

Criado pelo Mestre Hironori Otsuka, o Wado-Ryu significa “Estilo do Caminho da Paz”. Seu objetivo consiste em aplicar o mínimo de esforço necessário na execução das técnicas, valendo-se de princípios físicos e fisiológicos. É bem comum a presença de esquivas e bases mais altas, assim como algumas nomenclaturas e movimentos próprios.

 

4 – Shito-Ryu

O Shito-Ryu combina técnicas da Naha-Te e da Shuri-Te, duas das três principais escolas do karatê tradicional. Foi fundado pelo Mestre Kenwa Mabuni, mas seu nome é o acrônimo em kanji (um dos três alfabetos que compõem a língua japonesa) de Itosu e Higaona, dois de seus professores. Sua característica mais marcante é a grande riqueza nas formas do kata.

 

5 – Shorin-Ryu

Fundado pelo Mestre Choshin Chibana, o Shorin-Ryu se baseia em preceitos como respeito, fraternidade, harmonia, paciência, bom-senso, controle da violência e disciplina. Além da prática física e técnica, seus treinamentos incluem um preparo mental, espiritual, emocional e social, visando trabalhar também a autoconfiança, controle do estresse, sensibilidade e segurança pessoal.

SEDE JURÍDICA
🏢Avenida Beira Mar, 200, Sala 504
     Centro - Rio de Janeiro/RJ
     CEP 20.021-060
☎️(21) 3798-1542
📱(21) 96675-5542

SEDE ADMINISTRATIVA
🏢Rua Iriguaçu, 206
     Bangu - Rio de Janeiro/RJ
     CEP: 21.862-030

☎️(21) 3798-1542
📱 (21) 97594-9928

Free Joomla templates by Ltheme